A partir da próxima segunda-feira (23), a Defensoria Pública do Rio passa a funcionar exclusivamente em regime de atendimento a distância, recebendo, por celular, whatsapp e email, as demandas de urgência.  A interação com os usuários dos serviços da Defensoria será feita apenas por esses meios, em todo o Estado. Para isso, foram criados 109 polos de atendimento remoto, que estarão disponíveis em dias úteis das 11h às 18h.  Apenas em casos muito excepcionais, defensores e servidores irão se deslocar até seus locais de trabalho.

Todos os defensores, servidores, estagiários e residentes jurídicos da Defensoria estão mobilizados para continuar prestando atendimento à população. Por ora, porém, somente demandas urgentes, que não podem esperar o reinício das atividades rotineiras do Poder Judiciário, serão atendidas. 

Ao receber a solicitação do usuário, caberá ao defensor escalado avaliar a urgência do pedido e, sendo pertinente, solicitar, também por telefone, mensagem ou email, as informações e documentos necessários ao ajuizamento de ação. Quando for imprescindível o atendimento presencial ao assistido, defensor e equipe adotarão todas as medidas sanitárias conhecidas para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Os 109 polos de atendimento remoto contemplam todos os municípios do Estado. A sede administrativa da Defensoria, no centro do Rio, permanece aberta.  Durante o surto de coronavírus, os defensores continuarão trabalhando normalmente, a distância, nos processos não urgentes que já tramitam na Justiça. 

Os números de celulares, os e-mails e a escala da Defensoria nos 109 polos de atendimento remoto de norte a sul do Estado do Rio podem ser consultados no link abaixo.  Em princípio, o funcionamento a distância vale até o próximo dia 31.

Confira aqui os contatos dos 109 polos de atendimento remoto



VOLTAR