Dezesseis novos(as) servidores(as) tomaram posse na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) nesta terça-feira (3). Em solenidade realizada no auditório do segundo andar da sede com a presença de defensores(as) e familiares, foram empossados(as) 10 técnicos superiores jurídicos; cinco técnicos médios da Defensoria; e um técnico superior especializado em Tecnologia da Informação (TI) para atuação na Capital e no Interior. Esse foi o segundo ato de convocação dos(as) aprovados(as) no III Concurso Público Para o Quadro de Apoio da instituição que, em 2019, bateu recorde de participantes com 53.361 inscritos(as). A primeira convocação ocorreu no fim do ano e resultou na posse de 89 servidores(as) para exercício em vários pontos do estado.
Com a assinatura do termo de posse na cerimônia desta terça-feira (3), a instituição dá início ao Curso de Ambientação e Capacitação de Novos Servidores e Servidoras já nesta quarta-feira (4). Com o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria (Fesudeperj), serão ministradas palestras e rodas de conversa sobre o papel e a atuação de órgãos como a Ouvidoria, a Corregedoria, o Centro de Relacionamento com o Cidadão (CRC) e as coordenações Cível; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Saúde e Tutela Coletiva; e da Infância e Juventude.
Com início às 9h desta quarta (4) e com atividades previstas também nos dias 5, 6 e 20 de março, o curso conta ainda na programação com palestras sobre Informática e Sistemas e sobre a importância da sensibilização no atendimento nos órgãos de atuação e do atendimento interdisciplinar. Haverá nos encontros treinamentos referentes ao SEI, ao sistema Verde e ao sistema de Frequência Eletrônica, além de roda de conversa sobre o tema “Humanização no Atendimento e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade”.
– É com muito orgulho que a Defensoria dá as boas-vindas a vocês e parabeniza a cada um pela posse conquistada. A instituição está presente hoje em todos os momentos e em todas as ocasiões nas quais as pessoas vulneráveis têm os seus direitos ameaçados, e essa atuação a gente deve muito ao quadro de servidores e ao fortalecimento institucional, que também passa pelo servidor. A Defensoria é a casa da acolhida e nós queremos acolhê-los da melhor forma possível e de braços abertos, reconhecendo a importância e os direitos de cada um, reconhecendo as suas particularidades e sempre abertos ao diálogo – destacou na solenidade de posse o 1º subdefensor-geral do Estado, Marcelo Leão.
Representando o defensor-geral Rodrigo Pacheco (em compromisso no Supremo Tribunal Federal – STF), Marcelo Leão chamou atenção na cerimônia de posse para a importância do acolhimento também em relação ao assistido. “Queremos transmitir a vocês a mesma acolhida que cada um deve ter com os assistidos. É no órgão de atuação que a gente atende as pessoas que mais precisam da instituição e, no atendimento, pode-se transformar uma vida”, observou.
Saudando os(as) novos(as) servidores(as) pelo empenho no concurso e pela posse, o secretário de Gestão Pessoal, Leandro Moretti, disse que o atendimento humanizado no órgão de atuação é um diferencial importante na defesa dos direitos da população carente e das pessoas em situação de vulnerabilidade.
– Após passarem por um concurso muito difícil com mais de 50 mil inscritos, vocês chegaram até aqui e esse é um grande motivo para comemorar. Muito em breve serão servidores públicos e, nesse sentido, vão servir a um público bastante carente e vulnerável, que é o da Defensoria. As pessoas que atendemos, muitas vezes, foram mal recebidas em outros lugares ou até sofreram algum tipo de restrição, e aqui precisam ser bem atendidas. O atendimento humanizado, com carinho e empatia, é um grande diferencial no trabalho diário de vocês – ressaltou Moretti.
O presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Asdperj), Gustavo Belmonte, também esteve presente na cerimônia e deu as boas-vindas aos(às) servidores(as) na mesa do evento.
– Não há dúvidas de que a Defensoria sem um quadro de servidores, como foi no passado, já não é mesma instituição de hoje em dia. Com seu quadro de apoio atualmente em formação, a Defensoria está totalmente diferente e vem se renovando com o tempo. Vocês são muito bem-vindos por todos nós e principalmente pelos assistidos, que precisam muito da DPRJ e do empenho dos servidores – apontou Gustavo.
A solenidade seguiu com a leitura do juramento de posse pela servidora empossada Luana Garcia Lima e pela assinatura do termo de posse, em ordem alfabética, por cada um dos(as) convocados(as).
– Fui estagiário na Defensoria em Teresópolis, por dois anos, e minha expectativa é a melhor possível na instituição. Vamos atender pessoas que precisam muito dos nossos serviços e por isso é importante focar no assistido. Quero ajudar sempre que possível – destaca Jorge Bernardo Pacheco que, aos 26 anos, tomou posse no cargo de técnico superior jurídico e vai atuar junto à Vara Única de Duas Barras.
Formada em Serviço Social e bastante empolgada com a aprovação no concurso da Defensoria, Miriam Braz tomou posse no cargo de técnico médio da instituição para atuação na Comarca de Duque de Caxias.
– Estou otimista com o trabalho na Defensoria e acredito que a minha experiência no Serviço Social vai ajudar bastante no atendimento ao assistido. Quero muito contribuir para o fortalecimento institucional e com as pessoas que precisam da DPRJ – ressalta a jovem de 25 anos, moradora de Japeri.
Também estiveram presentes na mesa da cerimônia o corregedor-geral da Defensoria, Nilton Manoel Honório; e o ouvidor-geral Guilherme Pimentel.
Clique aqui e veja mais fotos do evento em nosso Flickr.
Texto: Bruno Cunha
Fotos: Leticia Maçulo