Após uma semana de funcionamento, o canal de suporte a pessoas que tiveram o SuperaRJ negado, criado pela Defensoria Pública do Rio, registrou 45 atendimentos. O serviço foi lançado no dia 28 de junho para ajudar pessoas que não conseguiram o auxílio emergencial, apesar de terem direito. É preciso lembrar, entretanto, que para a Defensoria atuar na negativa do benefício é necessário que o assistido esteja de fato inscrito no programa e já tenha realizado a contestação diretamente junto ao Supera. Caso a recusa seja mantida, o cidadão pode recorrer à Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da Defensoria, pelo aplicativo Defensoria RJ, número 129 ou pelo Atendimento Online, disponível no site www.defensoria.rj.df.br. Defensoras e defensores vão encaminhar o pedido diretamente ao gabinete do SuperaRJ.
Entre os dias 28 de junho e 5 de julho, primeira semana de funcionamento do canal de atendimento para tratar do benefício, a CRC recebeu 33.706 ligações – 5% a mais que na semana anterior, de 21 a 25 de junho, na qual foram registrados 31.984 contatos. Embora não seja possível quantificar as ligações apenas para tirar dúvidas sobre o benefício, o que se verificou é que muitos procuraram a Defensoria para tirar dúvidas, o que também pode ser feito nos canais disponibilizados pelo governo do estado (https://www.superarj.rj.gov.br/ e 0800 071 7474).
O SuperaRJ é um auxílio do governo do estado que pode ser solicitado por pessoas com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a R$ 178 e inscritas no CadÚnico nas faixas de pobreza extrema ou pobreza; trabalhadores que tenham perdido vínculo formal de trabalho com salário mensal inferior ao valor de R$ 1.501, a contar de 13 de março de 2020, e estejam sem qualquer outra fonte de renda.
Com a volta do atendimento integral da Central de Relacionamento com o Cidadão, de segunda a sexta, de 9h às 18h, a tendência é que os números da última semana sejam superados rapidamente. A partir da consulta aos órgãos responsáveis, o recurso será examinado pelo Estado no prazo de sete dias e, caso seja mantido o indeferimento, o próprio gabinete do Supera RJ submeterá a decisão à Câmara de Conflitos para análise das informações. O resultado definitivo será enviado por e-mail.