A Zona Oeste do Rio de Janeiro é a região que mais usa o aplicativo Defensoria RJ, desde o seu lançamento, em outubro de 2020. Segundo o relatório do Verde em Dados, que guarda as informações sobre os atendimentos da instituição, cerca de 12.300 usuários atendidos são daqueles bairros, o que representa aproximadamente 18% do total. Em relação a agendamentos, são quase 14 mil registrados na região.
 
A Zona Oeste abriga 43 bairros e é a segunda região mais populosa do Rio de Janeiro. No total, são 25.622 usuários cadastrados (15,3% de todos os cadastros do app), sendo 13.775 deles verificados (14% dos verificados de todo o estado). Hoje, o território já ultrapassa a marca de nove mil atendimentos, além de 13.891 agendamentos e 290 atendimentos de urgência.
 
Segundo o Verde em dados, o Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de Campo Grande (3.601), o Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de Jacarepaguá (3.135) e o Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de Bangu (2829) são os recordistas de agendamentos na região. A procura se concentra principalmente em pedidos de alimentos para filhos (4890), divórcio consensual (1.551) e oferta de alimentos (1.113).
 
Já a DP junto à Vara de família de Jacarepaguá (2.166), o Núcleo de Primeiro Atendimento de família de Campo Grande (1.099) e a DP junto à 4ª Vara de Família de Jacarepaguá (694) se destacam como os órgãos que mais realizam o atendimento remoto pelo aplicativo, seja recebendo contato do usuário do nosso serviço ou solicitando informações novas pelo app. Nesse caso, os assuntos mais procurados são alimentos para filhos (1.524) e divórcio consensual (387).

Entre os 290 encaminhamentos de urgência, o Núcleo de Primeiro Atendimento Cível de Campo Grande (66), Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de Campo Grande (61) e Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de Bangu (51) são os mais procurados.

- No atendimento pelo telefone 129 a Zona Oeste também foi a de maior procura. Percebemos que essa região, dentro da capital, é a que maior demanda os serviços da Defensoria e o app só confirma esse entendimento - disse o coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão, Felipe Martins.

 

 

Texto: Igor Santana



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