“A importância do quesito raça/cor na política de acesso à justiça” é o nome do webinar que será apresentado pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) no próximo dia 13 de maio, para reforçar a relevância da coleta de dados étnicos-raciais da(o)s assistida(o)s. O evento será transmitido ao vivo para o público pelo canal da DPRJ no YouTube.
O Webinar, que é uma iniciativa da Coordenadoria de Promoção da Equidade Racial (Coopera) da DPRJ, marca o lançamento da cartilha que explica a importância do quesito raça-cor e tem como objetivo orientar defensoras(es), servidoras(es), estagiárias(os) e residentes jurídicos quanto à melhor abordagem na hora de preencher essa informação. O evento acontecerá das 10h às 11h30.
Participarão do evento de lançamento: para abertura dos trabalhos, Rodrigo Pacheco, Defensor Público Geral. Para compor a mesa de apresentação: André Bernardes Lopes, Defensor Público Titular do Núcleo de Primeiro Atendimento Cível de Angra dos Reis e Coordenador da Região 9; Guilherme Pimentel Spreafico Braga, Ouvidor Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; Luciana Janeiro Silva, integrante do GT COOPERA, Técnica Superior Especializada em Psicologia, lotada no Núcleo de Fazenda Pública e Tutela Coletiva da Capital; e, na mediação, Daniele da Silva de Magalhães, Defensora Pública Coordenadora da COOPERA.
O lançamento da cartilha, juntamente com a promoção do 1º Censo étnico-racial dos integrantes da DPRJ, são ações efetivas de enfrentamento do racismo institucional e das distorções raciais, contribuindo para eficiência da prestação do serviço público de assistência jurídica gratuita. Colocar luz sobre a importância do preenchimento do quesito raça-cor nos atendimentos da DPRJ é medida imprescindível para a formulação de políticas públicas institucionais antirracistas
Veja a cartilha aqui
Texto: Igor Santana