Vai até 30 de maio o prazo para envio de trabalhos para o "I Colóquio Internacional: Racismo Institucional, Sistema de Justiça e Políticas Públicas no Peru e no Brasil". O evento, que acontecerá nos dias 8 e 9 de julho, é uma parceria entre a Defensoria Pública do Rio e o projeto "POLITICS: a política do antirracismo na Europa e na América Latina".
Os temas dos artigos ou casos podem ser racismo institucional e direito, genocídio negro/genocídio da população negra e/ou antirracismo no sistema de justiça, analisando os contextos brasileiro e/ou peruano. Veja aqui o edital com as informações sobre como participar. Os trabalhos selecionados serão publicados no dossiê "Racismo institucional, sistema de justiça e políticas públicas no Peru e no Brasil: superando as abordagens comparativas'', em novembro deste ano.
O colóquio terá como tema o racismo - entendido como um sistema de opressão enraizado historicamente e desafiado por instituições e movimentos de base. Um dos objetos de debate será a dificuldade demonstrada por agentes do sistema de justiça de colocar o racismo institucional como argumento dentro de peças jurídicas. Entre os convidados, estarão presentes pessoas pertencentes aos movimentos sociais, integrantes da DPRJ, além de acadêmicos das áreas da sociologia, antropologia, direito e outras disciplinas relevantes.
O seminário é uma parceria do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), Coordenação de Promoção da Equidade Racial (Coopera) e Núcleo de Combate ao Racismo e à Discriminação étnico-racial (Nucora) da DPRJ com o projeto POLITICS, que visa aprofundar e inovar o conhecimento e o debate sobre o antirracismo em contextos europeus e latino-americanos.